'Forças extremistas mentem para manter sociedade presa a modelo defasado', denuncia Lula na COP30

Lula destacou ainda a importância de combater à mudança climática, e afirma que deve ser prioridade para cada "governo, imprensa ou pessoa".

Em discurso na plenária de líderes da Cúpula do Clima de Belém, nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou as "forças extremistas" para manter sociedade presa em modelo defasado.  

"Forças extremistas fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais e aprisionar as gerações futuras a um modelo ultrapassado que perpetua disparidades sociais e econômicas e degradação ambiental", disse o presidente. 

Para ele, rivalidades estratégicas e conflitos armados "desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global".

"A mudança do clima é resultado das mesmas dinâmicas que, ao longo de séculos, fraturaram nossas sociedades entre ricos e pobres e cindiram o mundo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento", declarou Lula. 

Prioridade para cada "governo, imprensa ou pessoa"

Ele destacou ainda a mudança climática deve ser prioridade para cada "governo, imprensa ou pessoa", ao expressar a esperança de que a cúpula sirva para "ampliar nossa visão".

Muita gente acreditava que não seria possível trazer a COP para o estado do Amazonas, observou o presidente, acrescentando que "nós queríamos que o mundo viesse aqui para ver o que é a Amazônia", sua cultura, sua culinária.