Notícias

Atriz americana sofre ataques após chamar Mamdani de 'jihadista que odeia os EUA'

Posts de Debra Messing provocaram uma reação imediata nas redes sociais, com acusações de intolerância e islamofobia.
Atriz americana sofre ataques após chamar Mamdani de 'jihadista que odeia os EUA'

Debra Messing, conhecida pelo seu papel em séries como Seinfield e Will & Grace, enfrenta um turbilhão de críticas depois de postar memes e mensagens nas redes sociais nas quais descreve o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, como "jihadista", informou a Euronews nesta quinta‑feira (6).

Após a divulgação dos resultados das eleições, Messing – que é judia – publicou vários memes e vídeos no Instagram*, incluindo um em que Mamdani é chamado de "Osama bin Mamdani" e outro em que conclama os novaiorquinos a "não votar no terrorismo".

Apesar de se opor a Donald Trump, já tendo anteriormente o chamado de "mentiroso-em-chefe", a atriz também chegou a compartilhar um post do presidente americano na Truth Social que chama Mamdani de "traidor dos judeus".

Messing também compartilhou o meme de uma cédula eleitoral fictícia em que os eleitores precisariam escolher entre "apenas um democrata" (referindo‑se a Andrew Cuomo) e "um verdadeiro comunista jihadista que cita literalmente Karl Marx e odeia os Estados Unidos", em clara alusão a Mamdani.

As publicações de Messing provocaram uma reação imediata nas redes sociais. A atriz foi acusada de ser islamofóbica e hipócrita

Embora apoie o movimento de defesa da Palestina, Mamdani declarou que não tolera o antissemitismo e que Israel tem direito de existir com igualdade de direitos para todos, acrescentando que não se sente confortável em apoiar qualquer Estado que institua uma hierarquia de cidadania baseada em religião ou em qualquer outro fator.

Como prefeito de uma cidade que abriga a maior diáspora israelense do mundo, Mamdani defende a coexistência pacífica entre as comunidades.

  • Zohran Mamdani foi declarado vencedor nas eleições para prefeito de Nova York na terça‑feira (4).
  • Ele se tornou o primeiro prefeito muçulmano da cidade, além de ser o mais jovem a assumir a função em mais de um século.
  • Nascido na Uganda de pais de origem indiana, mudou-se para Nova York aos sete anos de idade e naturalizou-se cidadão americano em 2018.

Saiba quem é Zohran Mamdani, prefeito eleito de Nova York e rival de Donald Trump, em nosso artigo.

*Da empresa Meta, classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.