Notícias

China cria reator nuclear revolucionário para maior navio de carga do mundo

Se implementada com sucesso em larga escala, a tecnologia poderá revolucionar o transporte marítimo comercial, a engenharia naval e as operações em águas profundas.
China cria reator nuclear revolucionário para maior navio de carga do mundoWeibo

A China criou um revolucionário reator de sais fundidos de tório com potência térmica de 200 megawatts para um navio de propulsão nuclear capaz de transportar 14 mil contêineres de tamanho padrão, o que o tornaria a maior embarcação de carga do mundo, segundo informações da mídia local.

A potência do reator — que ainda está em desenvolvimento — seria equivalente à do reator de água pressurizada S6W, utilizado nos submarinos de ataque nuclear da classe Seawolf, os mais avançados da Marinha dos Estados Unidos.

Diferentemente dos reatores nucleares tradicionais, que utilizam urânio e requerem sistemas massivos de refrigeração e contenção de alta pressão, o novo reator chinês emprega tório, um combustível nuclear mais seguro, abundante e resistente à proliferação.

O dispositivo não necessita de água para refrigeração, o que permite que seja menor, mais silencioso e intrinsecamente mais seguro que os reatores convencionais. Caso seja implementado com sucesso em larga escala, a tecnologia poderá revolucionar o transporte marítimo comercial, a engenharia naval e as operações em águas profundas.