Notícias

Von der Leyen reforçou desejo de assinatura do acordo Mercosul-UE em dezembro, relata Vieira - Imprensa

A presidente da Comissão Europeia se reuniu com Lula nesta quarta-feira.
Von der Leyen reforçou desejo de assinatura do acordo Mercosul-UE em dezembro, relata Vieira - ImprensaRicardo Stuckert / PR

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, relatou nesta quarta-feira (5) que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reforçou a expectativa de assinatura do texto final do acordo entre o Mercosul e a União Europeia em dezembro deste ano, informou o Estadão.

A declaração ocorre após a líder europeia se reunir com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém, às vésperas da COP30.

Ao ser questionado, Vieira relatou que a representante da UE "reafirmou sua certeza, sua crença, sua firme esperança de que o acordo seja assinado no final do ano", citado pelo Estadão.

Segundo a Folha de S. Paulo, Lula reforçou na reunião bilateral que o Brasil lançará, nesta quinta-feira (5) a iniciativa Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), fundo que visa atrair investimentos de países emergentes e ricos, como forma de financiar a preservação de florestas pelo mundo. O chanceler brasileiro, contudo, não disse se Bruxelas se comprometeu a aportar recursos para a iniciativa, que até agora só recebeu investimentos de Brasília.

Lula cobrou respeito aos termos do acordo

Durante ligação telefônica em setembro, após a Comissao Europeia validar o texto do tratado Mercosul-UE, o presidente brasileiro cobrou Von der Leyen para que sejam respeitados os termos acordados.

Na ligação, enquanto presidente pro-tempore do bloco sul-americano, Lula disse que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE deve estar em plena conformidade com o espírito e os termos já pactuados.