
Café solúvel pode levar à doença que destrói visão, afirma pesquisa

O consumo de café instantâneo aumenta as chances de desenvolver um distúrbio ocular que destrói lentamente a visão central e aguda, de acordo com um estudo publicado na revista Food Science & Nutrition.
Análises realizadas em um banco de dados de mais de 500.000 indivíduos revelaram uma correlação estatisticamente significativa entre o consumo de café instantâneo e o risco de degeneração macular seca associada à idade (ou DMAE seca).
A doença é a principal causa de perda de visão entre os idosos, afeta aproximadamente 8,7% dos adultos e é irreversível, o que torna os estudos sobre sua prevenção extremamente importantes.
Embora existam pesquisas recentes sobre o genótipo de pessoas com DMAE, há relativamente poucos estudos sobre hábitos de saúde, dietas e atividades físicas que contribuem para seu desenvolvimento. Estudos anteriores também não analisavam diferenças entre o consumo dos diferentes tipos de café (descafeinado, moído ou instantâneo) nos pacientes.

Tendo em vista que o consumo de outros tipos de café não mostrou nenhuma correlação com o distúrbio, conclui-se que fatores como o processamento dos produtos, aditivos, alterações químicas e outros componentes presentes apenas no café instantâneo são os que poderiam aumentar o risco de sofrer DMAE seca.
Os pesquisadores recomendam que os profissionais de saúde e os responsáveis pela elaboração de políticas de saúde levem em consideração essas evidências para alertar adequadamente os pacientes sobre os riscos do consumo de alimentos altamente processados, como o café instantâneo.
