Notícias

Brasil pode criar cursos a distância para técnicos africanos após reunião entre Lula e Assoumani

O presidente de Comores, diretamente afetado pela mudança do clima, está no Brasil por ocasião da COP30.
Brasil pode criar cursos a distância para técnicos africanos após reunião entre Lula e AssoumaniPalácio do Planalto

O presidente de Comores, Azali Assoumani, participou da extensa agenda de encontros de Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (5) em Belém, cidade que recebe autoridades de todo o mundo em evento preparatório para a COP30.

Durante o diálogo, Assoumani "assinalou o interesse em obter cooperação para fortalecer a agricultura local e reduzir a dependência do país da importação de alimentos", conforme informado pelo Planalto.

Vale lembrar que em maio deste ano, representantes de 42 países africanos visitaram Brasília para aprender mais sobre as práticas bem-sucedidas do Brasil e do trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No encontro desta quarta-feira, o líder comorense também enfatizou "interesse em cooperação na área de saúde, por meio de insumos, equipamentos e formação de profissionais".

Lula, por sua vez, se comprometeu a "aprofundar o contato" entre a EMBRAPA e as autoridades de Comores, e aventou a possibilidade de criação de cursos a distância para técnicos africanos.  

No âmbito das mudanças climáticas, Assoumani abordou os impactos diretos para Comores, um país insular e especialmente vulnerável.