'Zeleführer': Rússia critica condecoração de Zelensky a militares ucranianos com símbolos nazistas

Moscou fez um paralelo histórico e afirmou que tanto durante a Segunda Guerra Mundial quanto agora, "nazistas condecoram nazistas".

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia reagiu nesta quinta-feira (5) às imagens divulgadas pelo líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, na qual ele condecora militares ucranianos.

O vídeo e as fotos, publicados no canal oficial do de Zelensky, exibem soldados que combatem forças russas no Donbass portando em seus uniformes símbolos "SS" e a insígnia conhecida como wolfsangel, utilizada por unidades nazistas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, comentou o caso em seu canal no Telegram e chamou Zelensky de "Zelefüher", um trocadilho com a palavra alemã 'Füher', que significa líder ou guia, em tradução livre, e que foi utilizada como título para o ditador nazista Adolf Hitler.

"A condecoração por 'Zeleführer' de novos membros das SS (por mais que tentem apresentar as letras como o número 44 em seus uniformes) é mais uma prova da essência nazista do regime de Kiev", escreveu.

Zakharova publicou também uma foto histórica e afirmou que as imagens lembram cerimônias semelhantes realizadas por líderes do Terceiro Reich durante a ocupação nazista da Ucrânia soviética.

"Tanto então como agora, nazistas condecoram nazistas", acrescentou.

A representante do Ministério das Relações Exteriores declarou ainda que há registros suficientes, incluindo provas audiovisuais, sobre o caráter neonazista do regime ucraniano, o que teria levado, segundo ela, veículos de comunicação ocidentais a se autocensurarem para evitar a divulgação de símbolos do Terceiro Reich usados por nacionalistas na Ucrânia.

Saiba mais sobre a presença da ideologia nazista na Ucrânia e sua ligação com simpatizantes do regime de Hitler lendo nosso artigo.