Trump descarta ir à África do Sul para cúpula do G20; diz que país sequer deveria integrar grupo

Em maio, Trump acusou Ramaphosa de promover um suposto ''genocídio branco'' na África do Sul durante encontro tenso na Casa Branca. Nesta quarta-feira, falou em "tirania comunista".

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (5) que não irá à cúpula do G20 na África do Sul, marcada para 22 e 23 de novembro, e questionou a participação do país africano no grupo.

Durante seu discurso no Fórum Empresarial dos EUA, em Miami, o mandatário afirmou: "Temos uma reunião do G20 na África do Sul. A África do Sul nem deveria estar no G20, por causa do que acontece lá. Eu os disse que não irei". Ele também classificou o governo local de "tirania comunista"

Em maio deste ano, Trump e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, tiveram um encontro tenso na Casa Branca, com o norte-americano fazendo acusações sobre um suposto ''genocídio branco'' no país africano.

À época, o mandatário apresentou em um telão um vídeo e supostas reportagens como evidências de crimes raciais que estariam ocorrendo na África do Sul, algo negado por Ramaphosa.