
Investidor que previu crise de 2008 faz aposta que causa apreensão no mercado

A Scion Asset Management, gestora de investimentos de Michael Burry, investidor famoso por prever a crise do mercado imobiliário de 2008, emitiu um novo alerta ao mercado ao anunciar posições de vendas de duas empresas de inteligência artificial: a Nvidia e a Palantir Technologies, segundo a agência Bloomberg.

Segundo os documentos regulatórios mais recentes, Burry adquiriu opções de venda (put options) — instrumentos financeiros que permitem ao portador vender ativos a determinados preços até certo período de tempo — sobre a Nvidia e a Palantir Technologies.
Além disso, o investiu assumiu posições otimistas mediante opções de venda da Halliburton Co., do setor de petróleo, e na farmacêutica Pfizer Inc. Ainda não está claro se essas operações são apostas diretas ou fazem parte de estratégias combinadas ("spreads").
Apesar de ter elevado sua previsão de receita para o ano todo, as ações da Palantir despencaram mais de 10%, enquanto que as da Nvidia caíram 2,9%. O CEO da Palantir, Alex Karp, respondeu dizendo que os investidores que apostavam na queda de empresas como a sua ou a Nvidia estavam sendo "insanos".
A decisão da Scion Asset Management surge dias depois de Burry ter publicado uma mensagem enigmática no X juntamente com uma imagem do personagem do filme 'The Big Short' ('A Grande Aposta'): "Às vezes, vemos bolhas. Às vezes, há algo que se pode fazer a respeito. Às vezes, a única jogada vencedora é não jogar".
Alguns analistas temem que o crescimento do setor de tecnologia possa estar artificialmente inflado devido às complexas relações entre empresas como a OpenAI e a Nvidia.
O hedge fund (fundo de cobertura) de Michael Burry já havia apostado contra a Nvidia, vendendo ações e comprando opções de venda (put options) da gigante de chips e de diversas empresas de tecnologia chinesas.
