As ações dos EUA indicam que a Rússia deve manter suas forças nucleares em alerta máximo, afirmou o ministro da Defesa russo, Andrey Belousov, nesta quarta-feira (5).
A declaração foi feita em reunião com os membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia, em que o presidente Vladimir Putin também estava presente.
Belousov também pediu que os preparativos para testes nucleares em larga escala comecem imediatamente.
"As ações de Washington indicam claramente um aumento ativo de seu arsenal de armas ofensivas estratégicas. Diante disso, acredito ser apropriado iniciar imediatamente os preparativos para testes nucleares em larga escala", afirmou.
O chefe do Ministério da Defesa denunciou que os Estados Unidos planejam posicionar mísseis na Europa e na região da Ásia-Pacífico capazes de voar da Alemanha até o centro da Rússia em seis ou sete minutos.
Segundo Belousov, Washington também está trabalhando no desenvolvimento de um novo míssil balístico intercontinental com ogiva nuclear e alcance de 13 mil quilômetros.
Teste do míssil balístico intercontinental Minuteman III
O Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA realizou um teste de lançamento do míssil balístico intercontinental Minuteman III sem carga explosiva nesta quarta-feira (5) a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, anunciou a agência.
O veículo de reentrada do míssil desarmado percorreu aproximadamente 6.760 quilômetros até chegar ao Campo de Testes de Defesa Antimíssil Ronald Reagan, do Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do Exército dos EUA localizado no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall. Os EUA declararam que o lançamento faz parte de "uma série de atividades rotineiras e periódicas essenciais" que servem para "avaliar e validar as capacidades do Minuteman III".