
Trump comenta vitória de socialista para a prefeitura de Nova York: 'inesperado'

O presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu nesta quarta-feira (5) à vitória do socialista democrata Zohran Mamdani na eleição para prefeito da cidade de Nova York.
"Uma vitória não era esperada ontem à noite", comentou o presidente. "Era uma área muito democrata. Mas não acho que tenha sido bom para os republicanos. Não acho que tenha sido uma coisa boa. Não tenho certeza se foi bom para alguém", acrescentou.

Anteriormente, o mandatário chegou a sugerir que poderia prender Mamdani, e a classificar o político como um "comunista inexperiente com um histórico de "fracassos totais e absolutos". Ele também afirmou que limitaria os fundos federais para a cidade.
Financiamento polêmico
Nos dias que antecederam as eleições de 4 de novembro, ganhou destaque uma investigação segundo a qual George Soros teria destinado cerca de US$ 40 milhões à campanha de Mamdani por meio de organizações sem fins lucrativos.
O repasse violaria a legislação tributária dos EUA, que permite o uso de recursos dessas entidades apenas para atividades não partidárias, como defesa de causas ou incentivo à participação cívica.
- Zohran Kwame Mamdani, 34, é o primeiro muçulmano e o primeiro sul-asiático a ocupar o cargo de prefeito de Nova York, além de ser o mais jovem a assumir a função em mais de um século.
QUEM É GEORGE SOROS? SAIBA MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DO HOMEM QUE 'QUEBROU' O BANCO DA INGLATERRA EM NOSSO ARTIGO.
