Notícias

Cientista político condena tentativas de justificar soldados ucranianos que vestem símbolos nazistas

"Eu tenho idade o suficiente para me lembrar de quando a insígnia da SS nazista era recebida com condenação, e não com justificativas", afirmou o especialista norueguês.
Cientista político condena tentativas de justificar soldados ucranianos que vestem símbolos nazistasReprodução/Redes sociais/@Glenn_Diesen

O cientista político norueguês Glenn Diesen, professor da Universidade do Sudeste da Noruega, alertou em uma postagem na rede social X nesta quarta-feira (5) para a presença de símbolos associados ao nazismo, como a insígnia da SS, em elementos das forças do regime de kiev.

Na publicação, Diesen argumentou que tentar ocultar ou justificar o uso desses símbolos acaba por minar o apoio ao país.

"Eu tenho idade o suficiente para me lembrar de quando a insígnia da SS nazista era recebida com condenação, e não com justificativas", afirmou.

Apesar das leis de caráter étnico e racista, da incorporação de unidades neonazistas ao Exército, do apagamento da história soviética e do crescimento da retórica ultranacionalista, o regime de Kiev nega, com o respaldo da imprensa tradicional, a existência de práticas nazistas oficiais no país.