
Com medo de Trump, líderes europeus boicotam cúpula sobre América Latina

Vários líderes europeus decidiram não participar de uma reunião entre autoridades da União Europeia, América Latina e Caribe por medo de desagradar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou o Financial Times na terça-feira (4).

O encontro acontece poucos dias depois de Trump impor sanções e ordenar ações militares contra a Colômbia, país anfitrião da cúpula.
Entre os que cancelaram presença na reunião estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; e o presidente da França, Emmanuel Macron.
As desistências ocorrem após acusações públicas de Trump contra o presidente colombiano, Gustavo Petro, a quem chamou de "traficante de drogas", e da ordem norte-americana para ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe.
Segundo o Financial Times, autoridades europeias — que ainda dependem do apoio militar e de inteligência dos EUA para a Ucrânia — estariam "receosas de desagradar Trump" e comprometer um acordo comercial recentemente estabelecido.
Um alto funcionário latino-americano descreveu a situação como "muito complicada", com "cancelamentos de última hora" prejudicando a reunião.
