Notícias

Após conversa com Lula, Marta Suplicy aceita integrar chapa com Boulos pela prefeitura de São Paulo

Ex-prefeita atualmente ocupa cargo no Governo de Ricardo Nunes, que disputará reeleição este ano.
Após conversa com Lula, Marta Suplicy aceita integrar chapa com Boulos pela prefeitura de São PauloGettyimages.ru / Michael Adamucci

Marta Suplicy, que deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) em 2015 depois de mais de três décadas, deve voltar a integrar a sigla para disputar as eleições pela prefeitura de São Paulo como vice de Guilherme Boulos (PSOL).

A confirmação, noticiada pelo g1 nesta terça-feira (9/1), teria sido feita depois de uma conversa realizada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ex-prefeita ocupa, atualmente, o cargo de secretária das Relações Internacionais no governo de Ricardo Nunes (MDB). Nunes, que tentará a reeleição ano que vem, disputará contra a chapa de Boulos.

Em depoimento reproduzido pela Folha de S. Paulo nesta terça-feira (9/1), o atual gestor da capital paulista disse que, no momento, "só cabe aguardar". Nunes se diz cético em relação à saída de Marta, considerada sua amiga:

"Pode até acontecer, mas eu sinceramente não consigo ver isso. Temos uma relação muito boa, de amizade. A Marta é minha conselheira. Ela não falou comigo em nenhum momento. Não ligou, não mandou mensagem. Então, estou aguardando ela voltar de férias para conversar. Se tivesse alguma coisa, ela teria me dito".

Quando perguntado se cogitava a demissão da ex-prefeita, Nunes respondeu que isso "não faria seu estilo". "Ela apoiou Lula em 2022, e o candidato dele aqui é o Boulos. Eu nunca questionei isso, nunca questionei que ela fez campanha para Lula. Eu gosto dela, tenho carinho por ela, admiro ela", disse.

Nunes, repetidas vezes deixou claro que busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições para a prefeitura deste ano, e isso, segundo fontes ouvidas pela Folha, motivou Suplicy a distanciar-se de sua plataforma.

Enquanto filiada ao PT, Marta Suplicy foi prefeita, deputada, senadora e ministra da Cultura e do Turismo.