Notícias

Kremlin: Rússia desenvolve escudo contra os 'cabeças-quentes' do Ocidente e suas ações imprudentes

O porta-voz presidencial russo fez as declarações após oo teste bem-sucedido de duas novas armas, Burevestnik e Poseidon, comentando a reação ocidental esperada no Kremlin.
Kremlin: Rússia desenvolve escudo contra os 'cabeças-quentes' do Ocidente e suas ações imprudentesSputnik / Evgueni Epanchintsev

As novas armas que a Rússia está desenvolvendo têm o objetivo de reforçar a segurança nacional e atuar como dissuasor contra ações imprudentes, declarou nesta quarta-feira (5) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"A Rússia desenvolve sistematicamente sistemas de armamento destinados a garantir de forma confiável a segurança do nosso país, a previsibilidade e a se tornar um escudo confiável contra os 'cabeças-quentes' que não apenas fazem declarações imprudentes, mas também podem estar prontas a fazer ações imprudentes", afirmou.

Peskov respondeu a perguntas sobre a reação esperada no Kremlin após os testes das novas armas de propulsão nuclear e se essas novidades poderiam esfriar o ânimo de políticos e militaristas ocidentais ou, ao contrário, impulsionar a corrida armamentista.

  • No final de outubro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou os testes bem-sucedidos do míssil de cruzeiro Burevestnik e do drone submarino Poseidon, ambos de propulsão nuclear e alcance ilimitado.
  • Em cerimônia de condecoração à equipe de desenvolvedores dessas armas na terça-feira (4), Putin destacou a "importância histórica" do trabalho deles para o povo russo, com o objetivo de "garantir a segurança e o equilíbrio estratégico para as próximas décadas", ou seja, "para todo o século XXI".