
Proposta controversa: Alemanha oferece dinheiro para afegãos desistirem de asilo

O governo da Alemanha está oferecendo compensação financeira a cidadãos afegãos que renunciem aos pedidos de asilo no país, informou na terça-feira (4) o portal Tagesschau.

Segundo o relatório, cerca de 2.100 afegãos no Paquistão e no Afeganistão ainda aguardam autorização para viajar à Alemanha, após receberem garantias de entrada por meio de programas de reassentamento nos últimos anos.
O documento destaca, porém, que as autoridades alemãs não podem garantir a conclusão de todos os processos dentro do prazo.
Chá de cadeira
Em setembro, o ministro das Relações Exteriores, Johann Wadephul, disse esperar que as forças de segurança cumpram os compromissos de acolhimento de refugiados, mas ressaltou a necessidade de realizar verificações.
Em maio, após a posse do novo governo, o ministro do Interior, Alexander Dobrindt, suspendeu os pedidos de asilo, que foram retomados no outono.
O portal informa que, desde que Friedrich Merz assumiu o cargo de chanceler, apenas duas pessoas da lista de espera conseguiram entrar na Alemanha pelos canais regulares. Os demais afegãos que chegaram ao país tiveram de recorrer aos tribunais administrativos para obter vistos.
Diante da falta de avanços, os ministérios das Relações Exteriores e do Interior passaram a enviar cartas a até 2.100 pessoas, oferecendo pagamento em troca da renúncia aos processos de asilo.
