Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, afirmou nesta terça-feira (4) que pode telefonar para seu homólogo norte-americano, Donald Trump, caso não haja avanço nas negociações comerciais com os Estados Unidos.
"Eu, quando terminar a COP, se não tiver marcado a reunião entre os meus negociadores e os negociadores do Trump, eu vou ligar para o Trump outra vez, porque ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele", afirmou, citado pelo portal g1.
No final do mês passado, Lula e Trump se encontraram na Malásia na tentativa de melhorar a relação entre Brasil e Estados Unidos, tensionada pelas tentativas de Washington de interferir na Justiça brasileira. Na sequência, representantes de alto nível dos dois países se reuniram presencialmente, também no país asiático, para iniciar as negociações comerciais.
"O interesse é meu de negociar. Então ao terminar a COP, se não tiver tido a reunião, não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump. Não terei nenhum problema de ir a Washington, não terei nenhum problema de ir a Nova York e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil", acrescentou Lula.
Enquanto o Brasil busca reverter as sanções a autoridades e o tarifaço de 50% sobre determinados produtos, analistas apontam que o governo Trump tem como principal interesse nas negociações o acesso às terras raras brasileiras.
- Nesta semana, a cidade de Belém receberá chefes de Estado na Cúpula de Líderes, evento preparatório para a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro.