Notícias

Criação do 'Burevestnik' e do 'Poseidon' tem importância histórica para todo o século XXI, diz Putin

Novas gerações de armas de propulsão nuclear já estão em desenvolvimento, informou o presidente russo.
Criação do 'Burevestnik' e do 'Poseidon' tem importância histórica para todo o século XXI, diz PutinMinistério da Defesa da Rússia / Sputnik

O desenvolvimento do míssil Burevestnik e do veículo subaquático não tripulado Poseidon "tem um significado histórico" que se estenderá "por todo o século XXI", avaliou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (4), durante cerimônia de premiação dos projetistas envolvidos em ambos os programas.

O mandatário destacou que o alcance do Burevestnik superou todos os mísseis conhecidos. Além disso, os princípios de funcionamento do Poseidon servirão para o desenvolvimento de novos sistemas não tripulados, adiantou, com velocidades várias vezes superiores às de qualquer embarcação de superfície moderna.

Segundo Putin, os reatores do míssil Burevestnik e do submersível Poseidon poderiam ser usados para criar fontes de energia para extração de minerais, inclusive na plataforma do Ártico, graças ao seu tamanho, peso, volume e segurança.

O presidente afirmou ainda que Moscou está desenvolvendo uma nova geração de armas baseadas nas instalações nucleares incorporadas a essas duas tecnologias.

"Com base nesse tipo de instalações energéticas, já está sendo criada uma nova geração de armas. Além disso, foi iniciado o desenvolvimento da próxima geração de mísseis de cruzeiro com propulsão nuclear. Sua velocidade superará em mais de três vezes a velocidade do som e, a prazo, tornar‑se‑ão hipersônicos", afirmou Putin.

Ele também revelou que um navio da OTAN foi avistado durante os testes do Burevestnik, realizando atividades de reconhecimento na área de testes.