A unidade do povo russo é "inegável" e já foi demonstrada muitas vezes pelas ações das pessoas diante das dificuldades comuns, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (4), Dia da Unidade Nacional.
"Somos capazes de demonstrar união para enfrentar desafios comuns diante de ameaças e desafios globais, e de celebrar juntos vitórias, conquistas e sucessos", afirmou o mandatário durante a cerimônia de entrega de prêmios no Kremlin por ocasião do importante feriado.
A história da celebração remonta a 1612, quando a milícia popular liderada por Kuzma Minin e Dmitry Pozharski expulsou os invasores poloneses da capital russa.
O presidente destacou que a Rússia de hoje, assim como a de 1612, defende sua soberania:
"Este feriado foi instituído em memória da façanha do nosso povo, que há mais de quatro séculos se levantou em defesa da independência da pátria. Sua grande coesão, responsabilidade e senso de dever para com a pátria permitiram fortalecer os alicerces do Estado e defender o sagrado direito de preservar suas próprias raízes e valores morais. E hoje, mantendo essas tradições, defendemos a soberania, a honra e a dignidade da nossa amada Rússia com trabalho pacífico, criativo e militar", afirmou Putin.
Putin também mencionou o apoio internacional que o país recebe: "A Rússia tem muitos amigos leais e, hoje, no Dia da Unidade Nacional, estão conosco brilhantes representantes dos círculos intelectuais, criativos e empresariais de diversos países", destacou.