Notícias

Peru rompe relações diplomáticas com o México

Decisão ocorre após ex-chefe de Gabinete de Pedro Castillo, Betssy Chávez, receber asilo na residência da Embaixada do México em Lima.
Peru rompe relações diplomáticas com o MéxicoGettyimages.ru / Luis Ramirez/Vizzor

O Ministro das Relações Exteriores do Peru, Hugo de Zela, anunciou nesta segunda-feira (3) o rompimento das relações diplomáticas com o México, após constatar que a ex-chefe de Gabinete peruana durante o governo de Pedro Castillo, Betssy Chávez, recebeu asilo na residência da Embaixada do México em Lima.

De Zela atacou, durante coletiva de imprensa, o governo mexicano liderado por Claudia Sheinbaum, criticando o que classificou como "declarações inaceitáveis e falsas" sobre o ex-presidente peruano Pedro Castillo, considerado um "perseguido político" pela mandatária do México.

Chávez foi a última chefe do Conselho de Ministros durante o governo Castillo e responde a processo por suposta rebelião no mesmo caso em que o ex-presidente é investigado. Segundo De Zela, o México também classificou a ex-ministra como "perseguida política".

O chanceler enfatizou ainda que "a verdade é que tentaram retratar os autores da tentativa de golpe como vítimas, quando a realidade mostra que o que os peruanos vivem e querem continuar vivendo é a democracia".

Apesar do rompimento diplomático, De Zela esclareceu que os serviços consulares permanecerão ativos para atender peruanos no México e mexicanos no Peru, oferecendo apoio, proteção e facilitação em questões migratórias.

Relembre

As relações entre Peru e México vêm se deteriorando desde dezembro de 2022, quando o ex-presidente Pedro Castillo foi destituído do cargo. Na época, o então presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador criticou Lima, acusando o país de descumprir sua própria ordem constitucional. A sucessora no governo mexicano, Claudia Sheinbaum, manteve a mesma posição.

Em setembro deste ano, o Congresso peruano, por meio da Comissão de Relações Exteriores, aprovou uma moção sugerindo declarar Sheinbaum 'persona non grata'. No dia seguinte, a líder mexicana afirmou que "do nosso ponto de vista, [Castillo] sofreu um golpe de Estado".