Morre o músico brasileiro Lô Borges, aos 73 anos

O fundador da banda Clube da Esquina estava internado desde o dia 17 de outubro, segundo a imprensa brasileira.

Lô Borges, ícone da música brasileira, morreu às 20h50 deste domingo (3) no Hospital da Unimed, em Belo Horizonte, conforme informou a imprensa local. O cantor e compositor estava internado desde 17 de outubro, sob ventilação mecânica, para tratar uma intoxicação medicamentosa. Durante o período de internação, ele também foi submetido a hemodiálise e a uma traqueostomia.

"Apesar de a família ter notado uma melhora nos parâmetros clínicos nos dias seguintes, o artista teve de iniciar o tratamento de hemodiálise em 27 de outubro, em um esforço para auxiliar a função renal. Ele permaneceu traqueostomizado até a data de seu falecimento", escreve o jornal Estado de Minas.

Legado imortal

O artista conheceu Milton Nascimento, outro grande nome da Música Popular Brasileira, ainda na infância, quando recebeu dele seu primeiro violão. Na época, uma de suas principais influências eram os Beatles, cuja sonoridade marcou profundamente sua formação e ajudou a moldar um dos estilos mais singulares da música brasileira.

A primeira música do Clube da Esquina, grupo fundado por Borges e Nascimento e que leva o mesmo nome, foi composta na casa de Borges, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, em pleno auge da ditadura militar.

O artista, símbolo de inspiração, deixa como legado uma legião de fãs que continuam admirando sua obra, aclamada internacionalmente. Ele não teve esposa nem filhos, e seu impacto permanece através da música.