Notícias

Exército russo frustra tentativa das tropas ucranianas de romper cerco

14 militares do regime de Kiev tentaram sair da zona cercada pelo Exército russo perto da localidade de Kupiansk-Uzlovoy e foram eliminados.
Exército russo frustra tentativa das tropas ucranianas de romper cercoSputnik / Stanislav Krasilnikov

As Forças Armadas da Rússia frustraram a tentativa de um grupo de soldados ucranianos de romper o cerco nas proximidades da localidade de Kupiansk-Uzlovoy, informou o Ministério da Defesa russo.

A Defesa indicou que 14 militares do regime de Kiev foram eliminados. Além disso, três caminhonetes e dois quadriciclos foram destruídos.

Enquanto isso, perto da cidade de Kupiansk, na província de Kharkov, os grupos de assalto russos continuam eliminando os militares ucranianos cercados, diz o comunicado.

  • No domingo passado, as autoridades informaram que até 5 mil soldados do regime de Kiev estão cercados na direção da cidade estratégica de Kupiansk e 5,5 mil na de Krasnoarmeisk.
  • Nesta semana, o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas continuam avançando e fechando o cerco ao inimigo, revelando que um grupo de militares ucranianos comunicou sua disposição de se render em troca de garantias.
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que o Exército russo pode garantir aos jornalistas estrangeiros — e até mesmo ucranianos — passagem segura para a zona onde as tropas ucranianas estão cercadas, para que possam "ver por si mesmos o que está acontecendo".
  • No sábado (1), militares ucranianos, cercados pelo Exército russo em Krasnoarmeisk, começaram a se render. Dois deles descreveram ao Ministério da Defesa da Rússia as difíceis condições do cerco e a indiferença do comando ucraniano e pediram aos que permanecem na "caldeira" que se rendam. "Acho que não há mais nada a fazer lá. Não vejo sentido em resistir e me agarrar. Sugiro que todos se rendam. Assim, sobreviverão. Caso contrário, morrerão. É isso. É muito simples", afirmou Viacheslav Krevenko.