O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou neste sábado (1º) sobre a reunião que teve com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira (30) em Busan, Coreia do Sul, durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
"Minha reunião do G2 com o presidente Xi da China foi muito proveitosa para nossos dois países. Esta reunião nos levará a uma paz e um sucesso duradouros. Que Deus abençoe a China e os Estados Unidos!", escreveu o presidente americano em sua rede Truth Social.
Reunião histórica
A reunião durou cerca de 1 hora e 40 minutos e terminou sem uma declaração conjunta, mas com efeitos tangíveis para as economias nacionais dos dois países. A agenda incluiu tarifas, chips de computador, minerais de terras raras e outros pontos de tensão entre a China e os EUA.
Ao final da reunião, Trump a classificou como "maravilhosa" e "incrível" e disse que, em uma escala de 0 a 10, foi 12.
"Todo o relacionamento é muito, muito importante", reconheceu, destacando que Xi é "um grande líder, o líder de um país muito poderoso e forte".
Por sua vez, o presidente chinês enfatizou que Pequim e Washington deveriam garantir o avanço estável do "grande navio" de suas relações bilaterais e "manter o rumo correto" navegando entre "os ventos, as ondas e os desafios".
Nesse sentido, alertou contra a queda "em um círculo vicioso de represálias mútuas", destacando que "as duas partes devem pensar grande e reconhecer os benefícios de longo prazo da cooperação".