Notícias

Vladimir Putin toma posse como presidente da Rússia

Nas eleições de março, Putin obteve 87,28 % dos votos.
Vladimir Putin toma posse como presidente da RússiaSputnik / Servicio de Prensa del Presidente de Rusia

A cerimônia oficial de posse do presidente russo Vladimir Putin é realizada no Grande Palácio do Kremlin, em Moscou, nesta terça-feira.

A cerimônia durará aproximadamente uma hora. Espera-se que Putin faça um discurso antes da posse.

Após a posse, o presidente caminhará até a Praça da Catedral e saudará o Regimento do Kremlin. Após a saudação, se dirigirá a Catedral da Anunciação, onde participará de um breve serviço liderado pelo Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia.

A investidura contará com a presença de representantes da Assembleia Federal, juízes do Tribunal Constitucional, membros do Governo e da Comissão Eleitoral Central (CEC), personalidades proeminentes da ciência e da cultura, além de esportistas famosos.

Espera-se que milhares de convidados participem da cerimônia, como em ocasiões anteriores, mas o número de convidados estrangeiros será menor, já que diplomatas de vários países hostis recusaram o convite. O conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov disse que todos os chefes de missões diplomáticas estrangeiras credenciadas em Moscou haviam recebido o convite.

Citando um diplomata europeu, a Reuters informou que sete Estados-membros da União Europeia, incluindo França, Hungria e Eslováquia, decidiram enviar seus embaixadores para a posse.

Detalhes da cerimônia

Desde 2000, a cerimônia tem sido realizada na Sala Andreyevsky do Grande Palácio do Kremlin. Os primeiros a entrar no salão são os soldados do Regimento Presidencial, que carregam os símbolos do poder presidencial: a bandeira russa, a Bandeira Presidencial e a Insígnia Presidencial, além de uma cópia especial da Constituição. A Insígnia Presidencial é uma cópia simbólica da Ordem do Mérito da Pátria, de Primeira Classe.

No pódio de onde o presidente fará seu discurso, a Constituição é colocada na mão direita e a Insígnia Presidencial na esquerda. O mandatário entra na Sala Andreyevsky  ao som do primeiro toque dos sinos e da marcha solene do compositor russo Pyotr Tchaikovsky.

A parte principal da cerimônia de posse é a recitação do juramento de posse. Para isso, o futuro chefe de Estado coloca sua mão direita sobre a Constituição.

O texto do juramento de posse consiste em 33 palavras em russo e está escrito na Constituição: "Juro, no exercício dos poderes do presidente da Federação da Rússia, respeitar e proteger os direitos e as liberdades do homem e do cidadão, observar e proteger a Constituição da Federação da Rússia, proteger a soberania e a independência, a segurança e a integridade do Estado e servir fielmente ao povo".

  • Nas eleições, que pela primeira vez na história do país foram realizadas em três dias e terminaram em 17 de março, Putin obteve 87,28% dos votos. Putin agora ocupará o cargo até 2030.
  • De acordo com a presidente da CEC, Ela Pamfilova, o comparecimento às urnas foi um recorde na história moderna da Rússia: 77,44%, um total de 87.113.127 eleitores.