VÍDEO: militares ucranianos se rendem à Rússia em cidade estratégica

O Ministério da Defesa russo divulgou dois vídeos neste sábado (1º) que mostra dois soldados ucranianos se rendendo às forças russas na cidade estratégica de Krasnoarmeisk (conhecida como Pokrovsk na Ucrânia), localizada na República Popular de Donetsk.
"Tentamos organizar a defesa. Percebi que o comandante havia nos abandonado há muito tempo. Meu companheiro e eu tentamos organizar a defesa em uma casa. Mas então decidimos que era melhor nos render, porque não fazia sentido resistir. O comandante nos traiu. Não fazia sentido", declarou um dos soldados que se renderam. "Eles nos trataram melhor do que nossos próprios comandantes", acrescentou.
Militares ucranianos se rendem à Rússia em cidade estratégica"Eles [os russos] nos trataram melhor do que nossos próprios comandantes", acrescentou.Veja a íntegra dos depoimentos: https://t.co/aRHB7hvLwKpic.twitter.com/NUXLNjDFy9
— RT Brasil (@rtnoticias_br) November 1, 2025
Ele e seus companheiros não estavam recebendo comida, água ou remédios, revelou o soldado: "Não vejo sentido em resistir ou lutar. Proponho a todos que se rendam, assim continuarão vivos. Se não, então morrerão. É isso. É muito simples. Não há mais forças, nem morais nem físicas", afirmou.
Outro prisioneiro ucraniano declarou que o comando havia prometido substituir os soldados durante a defesa da cidade, mas não cumpriu sua promessa e os suprimentos estavam acabando: "Não tentamos abrir caminho até os nossos companheiros porque entendíamos que seria suicídio. Não havia possibilidades. É difícil. Estamos muito abatidos moral e psicologicamente. O comando nos prometeu que tudo correria bem. Mas a situação era clara: nada disso iria acontecer. Não havia maneira de sair do cerco", afirmou.
‼️ Militares ucranianos se rendem à Rússia em cidade estratégicaUm dos soldados declarou que o comando havia prometido substituir os soldados durante a defesa da cidade, mas não cumpriu sua promessa e os suprimentos estavam acabando. pic.twitter.com/uA3r3Vysvg
— RT Brasil (@rtnoticias_br) November 2, 2025
Kiev continua mentindo sobre a situação real
- Em 26 de outubro, as autoridades russas informaram que até 5 mil soldados do regime de Kiev estão cercados na direção da cidade estratégica de Kupiansk, e 5,5 mil na de Krasnoarmeisk.
- O Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas continuam avançando e fechando o cerco ao inimigo, revelando que um grupo de militares ucranianos comunicou sua disposição de se render em troca de garantias.
- O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o Exército russo pode garantir a jornalistas estrangeiros — e até mesmo a jornalistas ucranianos — passagem segura para a área onde as tropas ucranianas estão cercadas, para que possam "ver com os próprios olhos o que está acontecendo".
- O Ministério da Defesa russo denunciou na sexta-feira (31) que Kiev "busca ocultar a situação real na linha de frente e enganar a comunidade internacional e o povo da Ucrânia".
