Notícias

Três mercenários argentinos morrem em combate na Ucrânia

Eles haviam servido no Exército ucraniano por apenas dois meses.
Três mercenários argentinos morrem em combate na UcrâniaRedes sociais

Três argentinos que se alistaram nas Forças Armadas da Ucrânia como mercenários morreram durante uma operação para recuperar posições tomadas pelo Exército russo, próxima à cidade de Sumy. A informação foi divulgada pela mídia local na quinta-feira (30).

Segundo relatos, a operação fatal ocorreu no dia 12 de outubro. Até então, os soldados haviam integrado o Exército ucraniano por apenas dois meses. As vítimas foram identificadas como José Adrián Gallardo (53), conhecido pelo nome de guerra "Rogy"; Ariel Hernán Achor (25), apelidado de "Merlo"; e Mariano Alberto Franco (47), conhecido como "Sisu".

Os três argentinos haviam sido contratados como mercenários, embora, segundo o jornal, o termo "não reflita" a realidade de sua atuação. Na prática, trata-se de uma nova forma de recrutamento de estrangeiros para as forças armadas ucranianas, com os argentinos preferindo se identificar como "soldados profissionais" em vez de mercenários.

Até o momento de suas mortes, eles ainda não haviam recebido nenhum pagamento. Seus corpos permanecem no campo de batalha, e a retirada deles pode ser impossível, uma vez que faleceram em uma das áreas mais intensamente afetadas pela operação militar.

Durante o mesmo ataque, outros dois soldados argentinos ficaram feridos, mas não correm mais risco de vida.