
Datafolha: 57% dos moradores do Rio aprovam Operação Contenção
O DataFolha publicou neste sábado (1º) uma pesquisa que mostra que 57% dos moradores da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro consideraram a Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28), um sucesso, enquanto 39% avaliaram o contrário.
Entretanto, o levantamento ouviu apenas 626 pessoas por telefone, com idade acima de 16 anos. Realizada entre os dias 30 e 31, dois dias após a operação, a pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa perguntou: "Você concorda com Cláudio Castro que a operação foi um sucesso?"
Concorda totalmente: 38%
Concorda em parte: 18%
Nem concorda nem discorda: 3%
Discorda em parte: 12%
Discorda totalmente: 27%
Não sabe: 2%
Outra pesquisa, feita pela AtlasIntel e divulgada na sexta-feira (31), mostrou que entre moradores de favelas do Rio de Janeiro, 87,6% foram favoráveis à megaoperação, que deixou 121 mortos, enquanto 12,1% foram contrário.
Moradores de favelas do Rio de Janeiro:
- Favoráveis à megaoperação: 87,6%
- Contrários: 12,1%
- Não souberam responder: 0,3%
Moradores de favelas em todo o país:
- Favoráveis: 80,9%
- Contrários: 19,1%
População em geral da cidade do Rio de Janeiro:
- Aprovaram a operação: 62,2%
- Desaprovaram: 34,2%
- Não souberam responder: 3,6%
População em geral do Brasil:
- Aprovaram: 55,2%
- Contrários: 42,3%
Não souberam responder: 2,5%
Violações dos direitos humanos
Familiares das vítimas da Operação Contenção, considerada a mais letal da história do Brasil segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública ouvido pelo portal Poder360, foram ouvidos pela RT na quinta-feira (30).
Eles afirmaram que a ação foi marcada por violência extrema e chegaram a dizer que, para eles, "não houve morte, houve tortura".

Uma das pessoas relatou ter presenciado "cenas de terror" ao encontrar os corpos. Segundo ela, havia sinais de tortura, incluindo queimaduras, facadas e decapitações.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro jáidentificou 99 das vítimas da Operação Contenção. Ao todo, 121 pessoas morreram, incluindo quatro policiais, segundo as autoridades.
