Notícias

VÍDEO: identificada natureza de objeto misterioso que sobrevoou Moscou no final de outubro

O corpo celeste se desintegrou a uma altitude de cerca de 32 quilômetros de altitude.
VÍDEO: identificada natureza de objeto misterioso que sobrevoou Moscou no final de outubroRedes sociais

O objeto misterioso avistado sobre Moscou na madrugada de 27 de outubro se tratava de um meteorito, informou na sexta-feira (31) o Laboratório de Astronomia Solar do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências.

"Segundo os dados recebidos, um meteorito de ferro ou de pedra e ferro com aproximadamente 1 metro de diâmetro entrou na atmosfera terrestre e se desintegrou", diz o relatório.

O meteorito teria adentrado na atmosfera a uma velocidade de 35 quilômetros por segundo e foi avistado sobre diversas cidades russas. Aproximadamente 20 segundos após aparecer no céu, a uma altitude de 42 quilômetros, o meteoro começou a se desintegrar após duas fortes explosões.

"Quatro segundos depois, numa explosão final, o objeto finalmente se desintegrou a uma altitude de aproximadamente 32 km, após o que os fragmentos restantes caíram na Terra", afirmou o comunicado, acrescentando que o tamanho desses fragmentos poderia variar de aproximadamente 1 cm ao tamanho de uma bola de basquete.

Os cientistas afirmam ser improvável que algum desses fragmentos seja encontrado na superfície terrestre.

Ainda não há certeza se o corpo celeste já havia sido identificado anteriormente. Houve especulações de que o objeto seria lixo espacial que caiu da órbita da Terra, especificamente, a sonda desativada chinesa DRO-B, ou o meteorito 2025 US6 que, misteriosamente, desapareceu do banco de dados da NASA após o misterioso objeto ter sido avistado em Moscou.