
China enviará astronautas à Lua até 2030

A China mantém o plano de enviar astronautas à Lua até 2030 e definiu um cronograma intenso de desenvolvimento e testes para o programa lunar tripulado, informou a Xinhua na quinta-feira (30).

"Um modelo comercial competitivo já foi adotado para o desenvolvimento do veículo lunar tripulado, satélites de sensoriamento remoto da superfície lunar e um sistema de transporte de carga de baixo custo para a estação espacial", disse Zhang Jingbo, porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).
Zhang afirmou que a escala e a participação de empresas privadas "aumentaram significativamente" em relação ao passado e que sua contribuição para acelerar o programa está se tornando "cada vez mais evidente".
Segundo a CMSA, a China fará uma série de testes, incluindo avaliações integradas do módulo de pouso lunar Lanyue, testes térmicos e de escape de pressão dinâmica máxima da espaçonave tripulada Mengzhou, além de voos de verificação tecnológica e em baixa altitude do foguete Longa Marcha-10, informou a China Daily também na quinta.
A equipe do projeto afirmou que pretende consolidar as bases para atingir o objetivo nacional de exploração lunar dentro do prazo estabelecido.
