143 delegações participarão da Cúpula do Clima em Belém

O encontro, que terá abertura do presidente Lula em 6 de novembro, antecede e orienta as negociações oficiais da COP30.

Belém receberá, nos dias 6 e 7 de novembro, a Cúpula do Clima, reunindo 143 delegações de 198 países signatários de tratados internacionais sobre meio ambiente, informou a Agência Brasil. O evento será aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre de 10 a 21 de novembro.

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o encontro servirá para dar o "termo de referência" que orientará as negociações oficiais da COP30. Ela destacou que, embora reuniões de alto nível costumem abrir as conferências, neste ano o Brasil antecipou o encontro para fortalecer a participação internacional.

O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, explicou que o presidente Lula conduzirá a plenária e quatro sessões temáticas. A primeira delas, na tarde do dia 6, abordará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). Ainda no mesmo dia, será discutido o tema Florestas e Oceanos. No dia 7, os debates incluirão transição energética pela manhã e, à tarde, os 10 anos do Acordo de Paris, Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês) e financiamento climático.

"Todos os líderes terão a possibilidade de fazer um discurso na plenária e posteriormente também participar de uma ou duas das sessões temáticas. Então nós estamos distribuindo os líderes para participarem das sessões que terão em média 40 líderes. Isso está sendo negociado com cada governo", explicou Lyrio, reforçando a articulação diplomática para garantir a presença de autoridades internacionais.

A agenda inclui encontros bilaterais a partir de 5 de novembro, e o governo brasileiro destacou que a adesão é um reflexo do esforço para organizar um evento representativo. Apesar de Estados Unidos e Argentina não enviarem delegações nesta etapa, Lyrio afirmou que "teremos uma presença muito significativa de líderes. Sobretudo com essa confirmação de 143 delegações, o fato de que a cúpula será muito representativa da comunidade internacional".