Embaixada da China no Brasil confirma ausência de Xi Jinping na Cúpula do Clima em Belém

Governo chinês confirmou a participação do vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang no evento e reforçou sua intenção de assumir papel de destaque na governança climática.

A embaixada da China no Brasil confirmou nesta sexta-feira (31) a ausência do presidente Xi Jinping na Cúpula do Clima em Belém, Brasil, prevista para ocorrer em 6 e 7 de novembro de 2025.

No entanto, as autoridades chinesas informaram que o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang participará no primeiro dia do evento, em 6 de novembro, como representante especial do presidente da China.

O comunicado, feito em uma publicação na rede social X, afirma a intenção da China de assumir um papel de destaque na governança climática. Desde o início do ano, o presidente Xi Jinping fez discursos importantes em duas cúpulas sobre o clima, copresididas pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nas quais anunciou a nova rodada das Contribuições Nacionalmente Determinadas da China.

"A parte chinesa está disposta a contribuir com as realizações e soluções chinesas, injetando mais confiança e dinamismo na governança climática global", afirma a postagem.

Além disso, a China declarou sua vontade de defender o multilateralismo, trabalhando em conjunto com todas as partes e estreitar a cooperação para efetuar a transição para um desenvolvimento mais ecológico, "construindo um mundo limpo e belo". 

"Desejamos pleno sucesso a esta conferência, que certamente deixará uma 'marca brasileira' e se tornará um passo importante na resposta global às mudanças climáticas", finaliza o comunicado.