A falta de controladores de tráfego aéreo provocada pela paralisação do governo dos Estados Unidos causou atrasos em voos no país, informou o jornal New York Times na quinta-feira (30).
"A ausência de controladores de tráfego aéreo atrasou ou interrompeu temporariamente as operações em aeroportos na quinta-feira, enquanto o governo Trump alertava para o agravamento das interrupções enquanto os trabalhadores ficam sem receber salário", diz o artigo.
Segundo a publicação, o problema foi mais grave no Aeroporto Internacional de Orlando, que chegou a suspender pousos por falta de controladores certificados.
O jornal aponta que os controladores, com salários atrasados desde terça-feira (28), já estavam sobrecarregados, fazendo horas extras para suprir cerca de 3 mil vagas em um quadro de 14 mil profissionais.
'Shutdown' nos EUA
Em 1º de outubro, os Estados Unidos iniciaram uma paralisação do governo federal, o chamado "shutdown", após o Congresso não conseguir aprovar o orçamento provisório.
Com o impasse entre democratas e republicanos, cerca de 750 mil servidores federais podem ter suas atividades suspensas temporariamente, enquanto setores considerados essenciais, como defesa e segurança, continuam operando.