Movimento Black Lives Matter é investigado por suspeita de fraude

O inquérito começou durante o governo Biden, mas ganhou força recentemente.

Recentemente, as autoridades federais americanas emitiram intimações e pelo menos um mandado de busca no âmbito da investigação de organizações envolvidas em protestos contra o racismo sistêmico nos Estados Unidos em 2020, incluindo o Black Lives Matter Global Network Foundation, Inc., informou a AP na sexta-feira (31).

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando a atividade financeira dessas organizações suspeitas de fraudar doadores que contribuíram com dezenas de milhões de dólares desde 2020.

Nos últimos anos, o movimento tem enfrentado críticas por não ser totalmente transparente em suas operações financeiras, especialmente após a divulgação da compra de um imóvel em Los Angeles avaliado em 6 milhões de dólares, em 2022.

Embora alguns vejam o inquérito como parte de uma agenda política do atual presidente, Donald Trump, a investigação teve início durante o governo do ex-presidente Joe Biden.

Ainda não está claro se a investigação resultará em acusações criminais. Investigações anteriores não encontraram evidências de irregularidades. Mesmo assim, o simples fato de haver um inquérito já afeta a imagem e a reputação do movimento.