Notícias

Rússia inaugura primeira unidade de produção de vacina contra HPV; meta é autossuficiência até 2027

O investimento no projeto é de 7,5 bilhões de rublos (cerca de R$ 500 milhões). Até então, o país dependia de vacinas importadas para a prevenção do vírus.
Rússia inaugura primeira unidade de produção de vacina contra HPV; meta é autossuficiência até 2027Gettyimages.ru

A farmacêutica Nanolek inaugurou na província de Kirov a primeira fábrica de vacina contra o papilomavírus humano (HPV) na Rússia, informou a imprensa especializada russa.

O investimento no projeto é de 7,5 bilhões de rublos (cerca de R$ 500 milhões). Até então, o país dependia exclusivamente de vacinas importadas para prevenir o vírus.

O imunizante, batizado de "Tsegardex", oferece proteção contra os quatro tipos mais perigosos do HPV (6, 11, 16 e 18), principais causadores do câncer do colo do útero e de outros tumores.

Os primeiros lotes devem chegar ao público no segundo semestre de 2026. A meta da Nanolek é suprir totalmente a demanda do sistema de saúde russo até 2027.

Testes clínicos realizados com 30 crianças e adolescentes saudáveis mostraram que a vacina russa apresenta níveis de segurança e tolerabilidade similares aos da "Gardasil", produzida no exterior.