O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou as influências ocidentais nas redes sociais durante o Primeiro Congresso Internacional Espacial na quinta-feira (30), acusando as plataformas digitais de manipular a juventude através de uma "guerra psicológica".
"A Geração Z [pessoas nascidas entre 1997-2010] é uma criação da mídia ocidental que domina o Instagram*, o TikTok e o Facebook*. Eles querem moldar uma geração", declarou Maduro dirigindo-se a jovens cientistas venezuelanos. O presidente do país caribenho afirmou que o termo foi inventado em "laboratórios de guerra psicológica ocidentais" e implementado nas redes sociais "para controlar a mente e as expectativas dos jovens".
"Eles bombardeiam esses jovens com o mesmo conteúdo e os moldam em uma Geração Z", afirmou. Segundo o presidente venezuelano, esta seria uma estratégia para "impor-se como novo império" através do controle mental.
Em apelo direto aos jovens presentes no evento, Maduro insistiu para que eles não se deixem manipular, chamando-os de uma "geração para a humanidade" e não para o "escravismo nem o novo colonialismo".
*Pertence à Meta, classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.