Notícias

'Coalizão dos Dispostos' busca sufocar a Rússia economicamente, diz Zakharova

O grupo europeu mudou seu foco do apoio estritamente militar à Ucrânia para pressões financeiras contra Moscou, sinalizando o esgotamento de recursos dos patrocinadores do regime de Kiev, segundo a porta-voz da chancelaria russa.
'Coalizão dos Dispostos' busca sufocar a Rússia economicamente, diz ZakharovaSputnik / Sergey Guneev/RIA Novosti

A "coalizão dos dispostos", grupo de países europeus que apoia o regime de Kiev, está deslocando seu foco de atenção da ajuda militar à Ucrânia para o uso de táticas de pressão econômica contra a Rússia, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (30). A declaração foi feita a jornalistas ao comentar um encontro de membros do grupo em Londres.

A diplomata afirmou que os participantes da coalizão mantêm "à tona" o tema de uma intervenção estrangeira na Ucrânia, mesmo compreendendo que isso é inaceitável para a Rússia. Na avaliação de Zakharova, a questão é mantida como um instrumento para sabotar o processo de paz no país.

Conforme demonstrado pelos debates em Londres, segundo a porta-voz, essa mesma "coalizão dos dispostos" está deslocando cada vez mais o foco da assistência estritamente militar para tópicos que envolvem o uso de instrumentos financeiros e econômicos de pressão contra Moscou.

Zakharova destacou que as tentativas da coalizão de obter lucro com os ativos russos congelados indicam que os recursos dos patrocinadores do regime de Kiev estão se esgotando.

A porta-voz enfatizou ainda que a percepção é confirmada pelas discussões iniciadas pelos "aliados generosos" sobre a ideia de acessar ativos privados de origem russa, no valor de aproximadamente 25 bilhões de euros, que se encontram congelados em bancos europeus.