
Rússia responderá de forma simétrica aos testes nucleares dos EUA

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta quinta-feira (30) que a ordem de suspensão de testes nucleares continua em vigor, ao comentar a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para retomar os testes de armas nucleares.

"O presidente Trump mencionou em sua declaração que outros países estão realizando testes de armas nucleares. Até agora, não tínhamos conhecimento de tais testes. E se ele se refere aos testes com o Burevestnik, estes não são testes nucleares", disse Peskov.
Ele observou que "todos os países estão desenvolvendo seus sistemas de defesa" e ressaltou que "os EUA são um país soberano e têm o direito de tomar decisões soberanas".
"Mas quero reiterar a declaração repetida de Putin de que, se alguém se desviar da suspensão, a Rússia agirá de acordo com a situação", afirmou.
Testes nucleares "imediatos"
Em 30 de outubro, Trump ordenou que as Forças Armadas dos EUA iniciassem testes de armas nucleares "imediatamente", alegando que a decisão se deve "aos programas de testes de outros países".
A medida foi anunciada após a Rússia divulgar uma série de testes de novas armas estratégicas, como os sistemas Burevestnik e Poseidon.
