A Agência Federal de Supervisão da Proteção e Bem-Estar do Consumidor da Rússia – o Rospotrebnadzor – informou na quinta-feira (30) que cientistas brasileiros identificaram um novo coronavírus, o "BRZ batCoV", em morcegos insetívoros coletados no Maranhão e em São Paulo.
A agência afirmou que a situação está sob controle e não há risco de transmissão para humanos. A análise genética mostrou que o BRZ batCoV pertence ao grupo dos beta-coronavírus, o mesmo que inclui os causadores da COVID-19, da "febre do camelo" MERS e da pneumonia atípica SARS.
"Atualmente, o risco de transmissão do vírus dos animais para os seres humanos continua baixo, mas é necessário continuar com o monitoramento e pesquisas aprofundadas para garantir a segurança e a preparação para possíveis desafios no futuro", diz o comunicado.
Segundo a Rospotrebnadzor, o genoma do BRZ batCoV contém um trecho da proteína espinhosa que pode facilitar a entrada do vírus nas células do hospedeiro — algo inédito em coronavírus de morcegos das Américas. Especialistas russos seguem monitorando o novo vírus.