
China revela resultados das negociações com EUA

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta quinta-feira (30) os resultados das recentes negociações econômicas com os Estados Unidos, realizadas em Kuala Lumpur.

Segundo ministério, os EUA cancelarão as chamadas "tarifas sobre o fentanil", de 10%, e manterá suspensa por mais um ano a cobrança das chamadas "tarifas recíprocas" de 24% sobre produtos chineses, informa a agência Xinhua.
Em resposta, Pequim ajustará suas contramedidas e ainda continuará aplicando certas isenções tarifárias já em vigor, informou um porta-voz da pasta.
As medidas representam um novo passo na tentativa de estabilizar a relação comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Guerra Comercial EUA-China
Após o início do segundo mandato de Donald Trump, os EUA elevaram tarifas sobre produtos chineses a até 145%, e a China respondeu com taxas de até 125%.
Em maio, os dois países firmaram um acordo para reduzir temporariamente as tarifas, prorrogado em agosto por mais 90 dias, com vencimento em 10 de novembro. Embora Washington tenha ameaçado impor uma nova tarifa de 100% contra Pequim, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou no último domingo que a medida foi "efetivamente descartada".
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
