
Trump anuncia acordo sobre minerais críticos com China

Washington e Pequim chegaram a um acordo comercial de um ano sobre terras raras e minerais críticos, anunciou nesta quinta-feira (30) o presidente dos EUA, Donald Trump, após se reunir com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na cidade sul-coreana de Busan.
"A questão das terras raras já foi resolvida, e isso é para o mundo" afirmou aos jornalistas a bordo do Air Force One, acrescentando que o acordo será renegociado anualmente.

Além disso, o ocupante da Casa Branca anunciou a redução pela metade das tarifas que havia imposto às importações provenientes do gigante asiático devido ao fentanil que entra em solo americano.
"Concordei em impor à China uma tarifa de 20% pela entrada do fentanil [nos EUA], que é uma tarifa alta, e com base nas declarações de hoje, reduzi-a em 10%”, disse. "Portanto, é 10% em vez de 20%", resumiu, acrescentando que sua decisão entra em vigor "imediatamente".
- As negociações entre os líderes da China e dos Estados Unidos, na cidade sul-coreana de Busan, foram concluídas após se prolongarem por aproximadamente 100 minutos. Após o encontro, Trump embarcou no Air Force One, que deixou a cidade sul-coreana, encerrando assim a viagem asiática do presidente, que durou quase uma semana.
