
Trump: Xi vai nos ajudar com a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (30) após as negociações com Xi Jinping que seu homólogo chinês o ajudará a alcançar uma resolução para o conflito na Ucrânia.
"Conversamos longamente com Xi sobre a Ucrânia. Trabalharemos juntos para alcançar algo. Concordamos que ambos os lados do conflito estão envolvidos na luta e, às vezes, é preciso deixá-los lutar. É uma loucura", disse ele aos jornalistas a bordo do Air Force One.

"Xi vai nos ajudar com a questão da Ucrânia, mas não há muito mais que possamos fazer", acrescentou.
As negociações entre os líderes da China e dos Estados Unidos, na cidade sul-coreana de Busan, foram concluídas após se prolongarem por aproximadamente 100 minutos. Após o encontro, Trump embarcou no Air Force One, que deixou a cidade sul-coreana, encerrando assim a viagem asiática do presidente, que durou quase uma semana.
A questão ucraniana
Anteriormente, o presidente americano confessou que gostaria que a China o ajudasse a pressionar Moscou. Ele observou que a questão da compra de petróleo russo por Pequim poderia ser discutida nas negociações.
A China, por sua vez, criticou na semana passada as novas sanções americanas contra as empresas petrolíferas russas, indicando que "o diálogo é o único caminho viável para resolver o conflito entre Moscou e Kiev, enquanto a coação e a pressão não resolverão o problema".
