Notícias

Trump faz primeiros comentários após reunião com Xi

O presidente dos EUA garantiu que "muitas decisões importantes" foram tomadas durante o encontro.
Trump faz primeiros comentários após reunião com XiAP / Mark Schiefelbein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira que sua reunião com o líder chinês, Xi Jinping, "foi incrível".

"Ele é um grande líder e líder de um país muito poderoso e muito forte, a China", disse ele aos jornalistas a bordo do Air Force One. O presidente americano acrescentou que foi um "conjunto extraordinário de decisões que foram tomadas".

Redução de tarifas e compra de soja

Donald Trump reduziu pela metade as tarifas sobre as importações provenientes da China que havia imposto devido ao fentanil que entrava em solo americano.

"Concordei em impor à China uma tarifa de 20% pela entrada do fentanil [nos EUA], que é uma tarifa alta, e com base nas declarações de hoje, reduzi-a em 10%", anunciou à imprensa nesta quinta-feira a bordo do Air Force One.

"Portanto, é 10% em vez de 20%", resumiu, acrescentando que sua decisão entra em vigor "imediatamente".

Datas do novo encontro

Trump também afirmou que as partes concordaram em realizar uma reunião bilateral no futuro e anunciou os prazos. "Vou viajar para a China em abril, e ele virá aqui em algum momento depois disso, seja para a Flórida, Palm Beach ou Washington D.C.", disse.

As negociações entre os líderes da China e dos Estados Unidos, na cidade sul-coreana de Busan, foram concluídas após durarem aproximadamente 100 minutos. Após o encontro, Trump embarcou no Air Force One, que deixou a cidade sul-coreana, encerrando assim a viagem asiática do presidente, que durou quase uma semana.

Questão ucraniana

Além disso, Trump declarou que seu homólogo chinês o ajudará a alcançar uma resolução para o conflito na Ucrânia.

"Conversamos longamente com Xi sobre a Ucrânia. Trabalharemos juntos para alcançar algo. Concordamos que ambos os lados do conflito estão envolvidos na luta e, às vezes, é preciso deixá-los lutar. É uma loucura", disse ele. "Xi nos ajudará com a questão da Ucrânia, mas não há muito mais que possamos fazer", acrescentou.

Terras raras

O presidente americano também declarou que as partes chegaram a um acordo comercial de um ano sobre terras raras e minerais críticos. "A questão das terras raras já foi resolvida, e isso é para o mundo", afirmou, acrescentando que o acordo será renegociado anualmente.

O Ministério do Comércio da China anunciou restrições no início deste mês, argumentando que a exportação dessas tecnologias para exércitos estrangeiros prejudicava sua "segurança nacional".