Trump e Xi encerram encontro sem fazer declarações

As negociações entre os presidentes da China e dos Estados Unidos, na cidade sul-coreana de Busan, foram concluídas após durarem aproximadamente 100 minutos.

A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, foi encerrada nesta quinta-feira (30) na cidade sul-coreana de Busan sem uma declaração conjunta. A CGTN informa que o encontro entre os líderes durou aproximadamente 100 minutos.

Após o encontro, Trump embarcou no Air Force One, que deixou a cidade sul-coreana, encerrando assim a viagem asiática do presidente, que durou quase uma semana.

"Manter o caminho certo"

"Ele é um negociador muito duro. Isso não é bom", afirmou o presidente americano aos jornalistas em uma base aérea sul-coreana, depois que os dois líderes se cumprimentaram com um aperto de mão.

Por sua vez, o presidente chinês disse que estava muito feliz em ver Trump novamente. "Dadas as nossas diferentes condições nacionais, nem sempre concordamos e é normal que as duas principais economias do mundo tenham atritos de vez em quando”, declarou, chamando ambos a "manter o caminho certo".

Expectativa pelo encontro entre os dois presidentes

O uso agressivo de tarifas por parte de Trump desde seu retorno à Casa Branca, somado às retaliações chinesas por limitar as exportações de terras raras, conferiram ao encontro um interesse renovado.

A agência Xinhua informou que o encontro será dedicado a "trocar opiniões sobre as relações entre a China e os Estados Unidos e sobre questões de interesse comum para ambas as partes", enquanto Trump expressou sua esperança de que a reunião "corra bem". "Isso era algo que obviamente é muito importante para o mundo, para todos nós”, disse o presidente na véspera da reunião. "O vínculo com a China é muito bom", declarou.