Trump e Xi Jinping se encontram em meio à guerra comercial

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Donald Trump, se reuniram nesta quinta-feira (horário local) na cidade sul-coreana de Buscan, às margens da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), em meio a uma guerra comercial sem precedentes entre ambas as potências.
🇨🇳🤝🇺🇸 Trump e Xi se ENCONTRAM em meio à guerra comercialOs presidentes realizam uma reunião em Busan, na Coreia do Sul, para discutir comércio e tarifas.▶️Leia: https://t.co/gMqaLjtTDqpic.twitter.com/AI7gIv7SLk
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 30, 2025
"Ele é um negociador muito duro. Isso não é bom", declarou o presidente norte-americano aos jornalistas em uma base aérea sul-coreana, enquanto os dois líderes se cumprimentavam com um aperto de mão.
"Teremos uma reunião bem-sucedida. Temos um bom relacionamento. Talvez cheguemos a um acordo", acrescentou. "Acredito que teremos um relacionamento fantástico por muito tempo", afirmou, elogiando seu homólogo chinês.
Calorosa recepção de Xi
Por sua vez, o presidente chinês disse que estava muito feliz por rever Trump. "Dadas as nossas diferentes condições nacionais, nem sempre concordamos e é normal que as duas principais economias do mundo tenham atritos de vez em quando" declarou, incentivando ambos a "manterem o caminho certo".
🇨🇳Ao mesmo tempo, Xi destacou que está “disposto a continuar trabalhando com [os EUA] para construir uma base sólida para as relações entre a China e os Estados Unidos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de ambos os países”. https://t.co/TwMRjyzfoApic.twitter.com/kQQahwgjVl
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 30, 2025
Ao mesmo tempo, Xi destacou que está "disposto a continuar trabalhando com [os EUA] para construir uma base sólida para as relações entre a China e os Estados Unidos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de ambos os países".
- A última vez que Trump e Xi se encontraram pessoalmente foi durante o primeiro mandato do republicano, na cúpula do G20 em Osaka, Japão, em 2019.
