Alcolumbre determina instalação de CPI do Crime Organizado após operação no Rio

Segundo o presidente do Senado, a Comissão será instalada na próxima terça-feira (4), e irá apurar a "estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado".

Em nota divulgada em seu perfil no X, o presidente do Senado determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para a próxima terça-feira, 4 de novembro, em coordenação com o senador Delegado Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs a CPI ainda em meados de junho.

O objetivo da CPI será apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, focando na atuação de milícias e facções. A instauração vem em resposta à operação das Polícias Militar e Civil nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, na terça-feira (28), que matou 119 pessoas. 

Manifestações de outros senadores

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, criticou o governo federal e afirmou que este não apoiou o governo do RJ na operação, bem como considerou que a PEC da Segurança é uma medida que visa fortalecer o domínio do governo federal na área de segurança. Para o senador Izalci Lucas (PL-DF), a PEC dificilmente será aprovada da maneira como foi proposta.

Por outro lado, senadores governistas, como Teresa Leitão (PT-PE), classificou a operação no RJ como a "mais leta da história" e clamou pela aprovação da PEC da Segurança. O senador Humberto Costa (PT-PE) mencionou que a população carioca não pode ser refém de uma operação que usa o slogan de "combate ao crime" como disfarce para causar terror na população local.