
Ministério da Justiça comenta megaoperação policial no Rio de Janeiro; PF diz não ter sido comunicada

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (29) em coletiva de imprensa que não houve comunicação formal sobre a megaoperação policial contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro.

Segundo Lewandowski, a Polícia Federal "foi comunicada de alguns detalhes dos planos que estavam sendo engendrados no Rio de Janeiro", mas "não houve nenhuma comunicação formal."
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que o governo do Rio de Janeiro apenas mencionou a possibilidade de realizar a ação, sem repassar qualquer informação sobre a data ou planejamento detalhado.
"Houve um contato anterior do pessoal da inteligência da Polícia Militar com a nossa unidade do Rio de Janeiro para ver se haveria alguma possibilidade de atuarmos em algum ponto nesse contexto. A partir da análise do planejamento operacional, a nossa equipe entendeu que não era uma operação razoável para que a gente participasse", revelou.
- As declarações foram feitas depois de uma reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada.
