O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informou aos parlamentares que pretende criar uma comissão externa para acompanhar de perto a crise de segurança pública no Rio de Janeiro no contexto da Megaoperação de ontem que resultou em 119 fatalidades, informou o g1 nesta quarta-feira (29) citando deputados que não tiveram seus nomes revelados.
"Acompanhando com atenção a operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro. Reafirmamos nosso compromisso com os projetos de segurança pública e de combate à violência — uma das maiores preocupações da população brasileira", afirmou o Motta na rede social X.
O presidente acrescentou que, desde sua chegada à Câmara, foram aprovados quase 30 matérias que envolvem segurança pública, incluindo medidas como o aumento da repressão a organizações criminosas, a criminalização do domínio de cidades e a proteção dos agentes públicos envolvidos no combate ao crime organizado.
Em plenário, Motta afirmou que o projeto do governo contra facções ainda não foi enviado e está em análise na Advocacia-Geral da União (AGU). O presidente da Câmara ainda aguarda a proposta, que fora anunciada na semana passada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e garantiu que dará total prioridade ao projeto.