Notícias

Sangrenta megaoperação da policia do Rio repercute mundialmente

A Operação Contenção foi lançada pelo governo do Rio de Janeiro na terça-feira (28) contra a facção Comando Vermelho.
Sangrenta megaoperação da policia do Rio repercute mundialmenteGettyimages.ru / Fabio Teixeira/Anadolu

A operação lançada pelo governo do Rio de Janeiro na terça-feira (28), contra o Comando Vermelho, ganhou repercussão internacional por conta das dezenas de mortes.

Os 55 corpos encontrados na mata da Vacaria, como apurou o g1, ainda não constam no balanço oficial do governo estadual, que segue em 64 mortos — 60 civis, incluindo suspeitos do Comando Vermelho, e quatro policiais, sendo dois civis e dois do BOPE. 

O New York Times chamou a ação policial de "a mais mortal da história do Rio, com quatro policiais mortos e, ao menos, 60 pessoas mortas". 

O jornal francês Le Figaro destacou que há muita contestação sobre a eficácia destas operações policiais de grande porte no Rio de Janeiro, no entanto, elas são comuns na cidade.

O El País, da Espanha, afirmou que o "Rio de Janeiro vive uma jornada de caos colossal e intensos tiroteios por uma ação policial contra o crime organizado que já é a mais letal da história da cidade brasileira".

Já a TV Al Jazeera, do Catar, destacou: "a operação de terça-feira, na zona norte da cidade, tornou-se a mais letal da história policial local", destacando que o Comando Vermelho foi apontado como um dos principais alvos.