
'Gostaria de vesti-la agora mesmo': Trump recebe mais alta honraria da Coreia do Sul

Donald Trump tornou-se nesta quarta-feira (29) o primeiro presidente dos Estados Unidos a receber a mais alta condecoração do governo da Coreia do Sul, a Grande Ordem de Mugunghwa, informou a agência Yonhap.

"Gostaria de vesti-la agora mesmo", afirmou Trump depois que seu colega sul-coreano, Lee Jae-myung, o condecorou na cidade de Gyeongju, onde participa da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês).
O presidente americano também disse que guardaria com carinho a "linda" medalha que leva o nome da flor nacional do país asiático, o hibisco. Trump ressaltou que é uma "grande honra" recebê-la, acrescentando que as relações entre Washington e Seul só tendem a se fortalecer.
🚨 @POTUS is awarded South Korea’s Highest Honor, the Grand Order of Mugunghwa 🇺🇸🇰🇷"I'll always cherish it — very special." pic.twitter.com/xJO9ZlPy3z
— Rapid Response 47 (@RapidResponse47) October 29, 2025
Lee elogiou os esforços de Trump para resolver as tensões com a Coreia do Norte e pediu que o presidente dos EUA desempenhasse o papel de "pacificador", informou o Gabinete Presidencial sul-coreano, segundo a CNN.
Trump também foi presenteado com uma réplica de uma coroa real do Reino de Silla, que dominou parte da península coreana de 57 a.C. a 935 d.C. A peça original foi encontrada em uma tumba em Gyeongju, a então capital do reino.
