O presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, afirmou ter sido surpreendido ao receber uma ligação do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, após a vitória eleitoral. Durante a conversa, Paz pediu a colaboração do salvadorenho em questões relacionadas ao sistema prisional.
"Ele quer vir. Ele vai vir (...). É uma pessoa muito simpática, muito franca, muito direta, e pelo que entendi, presumo que haverá uma representação muito importante de El Salvador [na cerimônia de posse]", disse na segunda-feira (27) em entrevista ao canal local Bolivisión.
"Ele [Bukele] me disse: 'Quero ir', e eu respondi: 'Me ajude com as prisões, pois teremos que fazer muitas aqui'", completou.
Durante a campanha, Paz mencionou o líder salvadorenho ao tratar do combate à corrupção. O vice-presidente eleito, Edmand Lara, policial aposentado, apresentou um perfil de "linha dura" associado ao modelo de segurança de Bukele.
Após as eleições de 19 de outubro, a equipe do presidente eleito iniciou a transição de governo em diálogo com o atual presidente, Luis Arce. A cerimônia de posse está marcada para 8 de novembro.
- Com 54,96% dos votos, o candidato de centro superou no segundo turno o ex-presidente de direita Jorge "Tuto" Quiroga, que obteve 45,04%.